sexta-feira, 15 de outubro de 2010

A essência Amazônica

Marcielli Stelo

A Floresta Amazônica distribui mais de 60% do seu espaço em território brasileiro. É um dos lugares de maior biodiversidade do Planeta, por isso influencia a vida humana. Mas, mesmo possuindo tal valor, está sendo devastada por indivíduos os quais não se dão conta da importância que ela possui para a sobrevivência dos seres vivos. Tal destruição se dá, principalmente, devido ao desmatamento e às mudanças climáticas. Os maus tratos a esse reconhecido bem natural demonstram que há indivíduos que não possuem consciência de quão grande impacto ambiental pode(rá) acarretar ao nosso país, agora e futuramente.

Segundo o relatório “Assessment of the Risk of Amazon Dieback” feito pelo Banco Mundial, cerca de 75% da Floresta Amazônica podem ser perdidos até 2025. As mudanças climáticas contribuem para essa perda de forma drasticamente perceptível. A ausência de chuvas, por exemplo, pode ocasionar uma desertificação em certa área da floresta, podendo até ser comparada com a Savana. O desmatamento se torna o responsável pela emissão do gás carbônico, o causador do efeito estufa, pois sem a presença das árvores, a retenção deste gás, se torna sem eficácia. Enfim, se uma parte considerável da Amazônia for desmatada, destrói-se junto, uma das mais importantes chaves para a estabilização do sistema climático.

A combinação entre as mudanças climáticas e o desmatamento pode criar um ciclo vicioso capaz de transformar gravemente quase 60% da floresta Amazônica, é o que aponta a Rede WWF Brasil. Pode-se concluir então, que a Amazônia é essencial não apenas para esfriar a temperatura do Planeta, mas também como fonte de água doce e de armazenamento de carbono.

Sendo assim, é preciso estabelecer e colocar em prática juntamente com o governo, políticas de desenvolvimento sustentável; como a criação de unidades de conservação; manejo sustentável da madeira e de produtos agroextrativistas; além de metas internas de combate à destruição. Assim, garantiremos a segurança da humanidade.

Autora: Aluna do 3º Ano do CAC.

APRECIAÇÃO DA PROFESSORA DELINHA: O texto, embora simples do ponto de vista do vocabulário, demonstra uma boa sequência de raciocínio; correta interpretação do tema; estrutura bem elaborada e, principalmente, apresentação de soluções específicas para análise a que se propõe. O destaque desse texto vai para essa última parte com certeza. Esse elemento (soluções) faz parte dos critérios adotados pelo Enem na correção das redações. Por isso não devemos esquecer dele na hora da prova.



Nenhum comentário:

Postar um comentário