sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Aos Meus Colegas Professores com Carinho

Oração do Professor


Obrigado, Senhor, por atribuir-me a missão de ensinar

e por fazer de mim um professor no mundo da educação.

Eu te agradeço pelo compromisso de formar tantas pessoas e te ofereço todos os meus dons.

São grandes os desafios de cada dia, mas é gratificante ver os objetivos alcançados, na graça de servir, colaborar e ampliar os horizontes do conhecimento.

Quero celebrar as minhas conquistas exaltando também

o sofrimento que me fez crescer e evoluir.

Quero renovar cada dia a coragem de sempre recomeçar.

Senhor!

Inspira-me na minha vocação de mestre e comunicador para melhor poder servir.

Abençoa todos os que se empenham neste trabalho iluminando-lhes o caminho

Obrigado, meu Deus,

pelo dom da vida e por fazer de mim um educador hoje e sempre.

Amém!



Aos Professores


As bolas de papel na cabeça,

os inúmeros diários para corrigir,

as críticas, as noites mal dormidas...

Tudo isso não foi o suficiente

para fazê-lo desistir do seu maior sonho:

Tornar possíveis os sonhos do mundo.

Que bom que essa sua vocação

tem despertado a vocação de muitos.

Parece injusto desejar-lhe um feliz dia dos professores,

quando em seu dia-a-dia

tantas dificuldades acontecem.

A rotina é dura, mas você ainda persiste.

Seu mundo é alegre, pois você

consegue olhar os olhos

de todos os outros e fazê-los felizes também.

Você é feliz, pois na sua matemática de vida,

dividir é sempre a melhor solução.


Você é grande e nobre, pois o seu ofício árduo lapida

o seu coração a cada dia,

dando-lhe tanto prazer em ensinar.

Homenagens, frases poéticas,

certamente farão parte do seu dia a dia

e quero de forma especial, relembrar

a pessoa maravilhosa que você é

e a importância do seu ofício.


É por isto que você merece esta homenagem

hoje e sempre, por aquilo que você é

e por aquilo que você faz.

Autores: desconhecidos


Por Delinha: Um dia para viver com emoção! Ser professor tornou-se um grande desafio em uma época em que não há mais discípulos de Saussure, ou seja, em que os jovens já não querem nos seguir os passos (a carreira); como aconteceu às ideias do Mestre Francês Ferdinand Saussure (1857-1913) - transformadas em um parágrafo de introdução para todos os ramos da Linguística Moderna pelos seus ex-alunos. Enfim, sabemos que, hoje, a nossa profissão não faz parte de um mercado atrativo, portanto essa culpa não nos pertence.

E é por essa razão, por ser raro ter um ex-aluno na mesma área que nós, hoje, que eu dedico essas singelas palavras (ver poemas) a Jéssica Reis, minha ex-aluna e formanda em Letras pela UFMS em 2010. E também a todos aqueles que foram meus alunos nos cursos de Letras de Aquidauana e Corumbá, UFMS (2003-2006) - com carinho! E a todos os alunos que continuam comigo, em 2010, a trajetória professor-aluno! Obrigada por tornarem muitos sonhos meus em realidade!.

Especial:

À minha amiga Eva, escritora dedicada, um abraço carinhoso de quem a admira muito! Muito obrigada por tudo! Nunca provei de textos tão bem escritos como os seus! Escrevemos juntas outras boas produções e, confesso, somos uma parceria bem-sucedida! Seria melhor, se o escasso tempo, não nos separasse por tão indeterminado espaço de T... O último texto que você resolveu escrever por paixão às letras é o mais lindo que li nos últimos tempos... Está em pé nosso romance a duas penas, certo? Estou lendo um romance muito interessante!(vou passá-lo a você, para se divertir um pouco!) Primeiro pelo autor consagrado, depois pelo um preço de pechincha! "A Misteriosa Chama da Rainha Loana", de Humberto Eco. Um abraço a essa querida professora de estrada!

À minha amiga Solange Fortes, em especial, uma braçada de orquídeas e ipês (de beleza e colorido inigualáveis)... É assim que a vejo: veio para iluminar minha vida! A você eu tiro o chapéu pela dedicação, criatividade, profissionalismo, parceria, brilhantismo em nosso curto projeto do Sarau! Obrigada, gauchinha linda, porreta! (essa é da Bahia, como você já esteve lá, vale!). Amo trabalhar do seu lado! Nosso trabalho se completa, uma não depende da outra; há um encaixe de opiniões - perfeito! Obrigada pelo companheirismo! Gostaria de tê-la conhecido antes e ter, hoje, mais tempo para nós, nossa amizade. Vou visitá-la em Brasília, pode me esperar!

À minha amiga Gláucia, minha melhor coordenadora (e ex-diretora) que já tive em minha carreira e, sobretudo, minha amiga do coração. Se insisto em continuar professora na Escola Adventista, é por paixão por essa Rede e pelo apoio e segurança do seu lado. Minha admiração por você extrapola a semântica de um texto simples como esse. Então, um abraço sincero e muito carinhoso dessa professora que é fã do seu trabalho, da sua dedicação e de uma face sua, a mais linda: senso humano no tratamento com as pessoas! Obrigada pela paciência espiritual que você tem comigo!

À minha amiga Rosangela Villa (ex-mestra, pois de você fui; todavia continuo discípula - pela grande linguista que você é) um abraço terno de gratidão e respeito nesse dia que é nosso! Obrigada pela confiança e pela oportunidade de continuar a minha carreira, agora como pós-graduada. Empurrou-me para dentro de um caldeirão fervendo porque sabia que eu conseguiria sair ilesa. Obrigada pelo exemplo de dedicação à Carreira do Magistério na UFMS de Corumbá - da graduação em Letras (hoje de qualidade) e pós-graduação (Mestrado em Estudos Fronteiriços). Parabéns! Minha admiração sincera por você! Grande Professora!

E aos meus colegas de profissão, um doce abraço pelo Dia do Professor. Uma Cesta de Café da Manhã com algumas metáforas: humor, realização, coragem, afeto, ternura, boa dose de criatividade, fôlego longo e muita disposição para reiniciar cada encontro com os alunos (isso para vocês); respeito, admiração, companheirismo, confiança, doação, amizade, carinho e uma passarela forrada de pétalas de rosas brancas, amarelas, azuis e vermelhas; macias (nós os seus colegas). Obrigada por estarem do meu lado em alguns trechos dessa minha jornada

Aos meus coordenadores, primeiro Ronaldo (2009 e 2010) e, depois, Elisangela (2010), minha gratidão imensa pelo apoio pedagógico (entre tantos outros); pela disposição em me atender sempre nas minhas solicitações! Um professor não obtém sucesso no trabalho sem o opoio de seus coordenadores. Ao professor Ronaldo, obrigada pela organização, dedicação, envolvimento com os meus projetos em 2009 e 2010. Você trabalha com paixão e, nesse aspecto em especial, marca profundamente a minha carreira! Está presente, participa junto, lado a lado, sabe todo o desenrolar das atividades. Não assina papéis, põe os pés incansáveis na estrada, do lado professor. A você, também professor, minha sincera e profunda gratidão! Amo trabalhar com você! À professora Elisangela (sem esquecer o professor Ivanei - dupla lado a lado, portanto inseparáveis) minha gratidão por notável crescimento lado a lado conosco, pelo modo carinhoso com que nos trata, pelo apoio aos projetos; pela organização! Feliz dia dos professores para vocês!

À minha coordenadora da UCOB, professora Eleni, minha admiração por você em 2010! Comprovei seu exemplo de incansável dedicação à Educação Adventista e, nesse nosso dia, meu abraço sincero! Obrigada por dividir comigo os quartos nas capacitações, pude assim, testificar do seu leal apoio ao crescimento dessa obra educacional em nosso campo.

Enfim, a todos os demais colegas que cabem nesse espaço, agora implícito, pela trajetória comum, feliz Dia do Professor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário