domingo, 17 de outubro de 2010

AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA: P1


Proposta para: 1º e 2º Anos - CAC e CAJE


ATENÇÃO!

I – Leitura Obrigatória: Leia os textos dissertativos argumentativos do blog; principalmente, os da professora, para entenderem esse gênero de texto (1º e 2º ano).

II – Comprem uma apostila que se encontra no Xerox (preparei para vocês). Nós a trabalharemos após a produção. Vamos estudar textos com nota, acima da média, escritos por alunos que prestaram o vestibular da FUVEST – SP em 2010. Essa atividade vale 2,0 pontos e lançarei direto no diário (recuperação paralela). Basta ter o material e acompanhar com interesse as aulas.

III – Vamos à Produção de texto!

A coletânea de leitura, preparatória para o tema, encontra-se no blog (ver textos postados sobre essa temática)


Gênero de texto solicitado: Desenvolva uma dissertação argumentativa (opinião) sobre o seguinte tema:

Bullying: brincadeira apenas ou demonstração de maldade, preconceito e violência?

ORIENTAÇÕES:

1. Ater-se ao tema (não fugir da proposta: Bullying: brincadeira apenas ou demonstração de maldade, preconceito, violência? Posicione-se sobre a questão; responda à pergunta proposta.

2. Elabore um projeto de texto (veja abaixo como projetar seu texto com uma boa sequência de raciocínio):

INTRODUÇÃO:

1º parágrafo: Contextualizar o assunto (narrar fato; apresentar dados estatísticos; definir o termo; entre outros recursos possíveis nessa parte inicial); apresentar seu ponto de vista (uma tese) sobre o tema (posicionar-se sobre ele em forma de pergunta ou com uma afirmação).

OBS.1: Há exemplos de introdução no blog. Leia o assunto.

OBS.2: Lembrem-se de que você, ao se posicionar sobre o tema, apresentar a sua tese, terá de construir uma argumentação articulada, atrelada ao ponto de vista apresentado no início do texto. Portanto, é uma sequência do raciocínio inicial (da sua tese, seu ponto de vista). Como o tema foi apresentado em forma de pergunta, espera-se que você a responda no desenvolvimento.

Como começar a argumentar?

Exemplo: Pergunte: Não acredito que seja apenas brincadeira (posicionamento). Então, por que não é? Encontre, no mínimo, uma resposta, uma boa resposta para a pergunta e a desenvolva como argumentação (1º ano). O 2º ano precisa de, no mínimo, duas respostas.

DESENVOLVIMENTO:

2º parágrafo do texto: desenvolvimento do 1º argumento.

OBS.1: Lembre-se de que um parágrafo possui uma estrutura semelhante à estrutura geral do texto, ou seja, uma proposta inicial (ideia central; tópico frasal), desenvolvimento e conclusão:

OBS.2: Veja explicação detalhada de tópico frasal na próxima postagem: Estrutura interna do parágrafo (sugestões).

3º parágrafo do texto: desenvolvimento do 2º argumento (só para o 2º ano).

OBS.3: Nessa primeira proposta de dissertação (APENAS PARA O 1º ANO), proponho como critério de correção (exigência) apenas um parágrafo de desenvolvimento. Quando estiverem dominando melhor a estrutura desse gênero de texto, poderá escrever dois ou mais parágrafos de desenvolvimento. O 2º ano deverá escrever dois parágrafos de desenvolvimento.

CONCLUSÃO:

3º parágrafo (1º ano); 4º parágrafo (2º ano).

Vamos treinar essa parte do texto, inicialmente, assim:

Use uma palavra inicial para fechar a argumentação (sugestão: Enfim, dessa forma, sendo assim, dessa maneira, de acordo com os argumentos acima apresentados, entre outros termos).

Em seguida reafirme seu posicionamento (com outras palavras para evitar repetição) retome a tese e pincele o(s) argumento(s); faça uma breve apreciação geral sobre o tema. Acabou!!!!!!!!!!!!!!! SUCESSO TOTAL SE SEGUIR ESSES PASSOS.

Dicas gerais para a construção do texto:


Evite:

- Começar usando palavras contidas no tema, como fazíamos na 1ª série da tia Teteca (a tese é sobre o tema, mas com suas palavras).

- Descuidar das margens e alinhamento dos parágrafos, inspirando-se em produções impressionistas.

-Usar períodos muito longos e cheios de informações intercaladas em outras (ausência de clareza), valha-se da pontuação.

- Rasurar, usar corretivos ou fazer aquele remendinho discreto como o carro dos Bombeiros (use apenas um traço sobre o equívoco).

- Dar uma de esperto, fazendo uma introdução copiando a seguinte frase, original e inédita: " O bullying é um fenômeno ambíguo", por não achar que existe outra maneira (ver formas de introdução no blog).

- Usar aqueles chamados lugares-comuns (chavões, o que todo mundo diz) para começar a bendita conclusão (evite o portanto), inspirando-se, quem sabe, naquele carrinho velho que só pegava no tranco.

- Confundir os gêneros, construindo um primor da Literatura Brasileira com uma dissertação um pouco narrativa, descrevendo um fato.

- Achar que não tem assunto para tratar aquele tema, complicando o que é simples. Leia sobre o tema no blog (fontes confiáveis).

- Repetir as palavras de forma excessiva (duas ou mais vezes em um único parágrafo), o “que” principalmente.

- Desrespeitar as regras da norma culta: concordância, regência, ortografia, pontuação, acentuação gráfica, sintaxe clara (bem elaborada), emprego de maiúsculas, entre outros aspectos da língua.

REFLEXÃO: “Eu escrevo para libertar o meu cérebro, não para atravancar o dos outros.” (Louis Scutenaire)


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