quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA


I – MACROESTRUTURA:  TESE + ARGUMENTOS + SOLUÇÕES

II – MICROESTRUTURA:

1. Introdução: Contextualização do assunto + inserção da TESE.

2. DESENVOLVIMENTO: Tópico frasal 1/2 + Desenvolvimento (recursos: análise de dados, fatos; comparações, exemplos, justificativas, citações, etc. + CRÍTICAS) + Fechamento (desse modo, dessa maneira, dessarte, portanto, enfim, então, dessa forma, sendo assim, etc.)

3. CONCLUSÃO: Termo de fechamento (conjunção ou expressão conclusiva) + reafirmação da tese + inserção das soluções + ARREMATE (citação direta ou fechamento do assunto discutido).


PROJETO DE TEXTO DISSERTATIVO:

     1. Assunto: Violência

     2. Tema: Bullying: brincadeira ou crime?

     3. Tese: Bullying, em decorrência dos prejuízos psicológicos e sociais sofridos pela vítima, pode, sim, ser considerado crime.

4. ARGUMENTAÇÃO:
4.1 TÓPICO FRASAL 1: Esse tipo de abuso, geralmente, está associado a problemas psicológicos.

4.2 TÓPICO FRASAL 2: Outro fator criminalizador desse ato decorre das complicações sociais entre os envolvidos.

5. SOLUÇÕES:
1.TF1: Debate sobre o tema e orientações (pais, professores, psicólogos); sessões: em casa, na escola e nos consultórios (filmes educativos, palestras, terapia). Espera-se que o estudante melhore a autoestima, e haja punição para o agressor e mudança de comportamento.


2.TF2: Ações sociais contra o bullying, na comunidade (autoridades: diretores de escolas, delegacias): Desenvolver projetos de cooperação, da não tolerância da prática (“Eu não gosto de falar mal dos outros, podemos mudar de assunto?”).  Criar um grupo de ouvidoria entre os próprios alunos. Construir um ambiente seguro, de autonomia dos sujeitos.




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