I – MACROESTRUTURA: TESE +
ARGUMENTOS + SOLUÇÕES
II – MICROESTRUTURA:
1. Introdução: Contextualização do
assunto + inserção da TESE.
2. DESENVOLVIMENTO: Tópico frasal 1/2 + Desenvolvimento (recursos: análise de dados,
fatos; comparações, exemplos, justificativas, citações, etc. + CRÍTICAS) +
Fechamento (desse modo, dessa maneira, dessarte, portanto, enfim, então, dessa
forma, sendo assim, etc.)
3. CONCLUSÃO: Termo de fechamento (conjunção ou expressão conclusiva) +
reafirmação da tese + inserção das soluções + ARREMATE (citação direta ou
fechamento do assunto discutido).
PROJETO
DE TEXTO DISSERTATIVO:
1. Assunto: Violência
2. Tema: Bullying: brincadeira ou crime?
3. Tese: Bullying, em decorrência dos
prejuízos psicológicos e sociais sofridos pela vítima, pode, sim, ser
considerado crime.
4. ARGUMENTAÇÃO:
4.1 TÓPICO FRASAL 1: Esse tipo de abuso, geralmente,
está associado a problemas psicológicos.
4.2 TÓPICO FRASAL 2: Outro fator criminalizador desse
ato decorre das complicações sociais entre os envolvidos.
5. SOLUÇÕES:
1.TF1: Debate sobre o tema e orientações
(pais, professores, psicólogos); sessões: em casa, na escola e nos consultórios
(filmes educativos, palestras, terapia). Espera-se que o estudante melhore a
autoestima, e haja punição para o agressor e mudança de comportamento.
2.TF2: Ações sociais contra o
bullying, na comunidade (autoridades: diretores de escolas, delegacias):
Desenvolver projetos de cooperação, da não tolerância da prática (“Eu não gosto
de falar mal dos outros, podemos mudar de assunto?”). Criar um grupo de
ouvidoria entre os próprios alunos. Construir um ambiente seguro, de autonomia
dos sujeitos.
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