Avaliação dos participantes varia de acordo com o desempenho de cada um
deles no exame. Prova é regida por uma complexa teoria matemática
Nathalia Goulart
Instituído em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio pretendia
originalmente medir a qualidade da educação oferecida aos estudantes
brasileiros. Não importava aos participantes da avaliação, portanto, saber como
eram calculadas suas médias. A história, contudo, mudou em 2009, quando algumas
das mais importantes universidades federais e estaduais passaram a usar as
notas da prova como parte de seus processos seletivos – em alguns casos, o Enem
substitui mesmo o vestibular. Desde então, a cada ano, os estudantes se veem
perplexos diante de seus resultados. De fato, não é fácil compreender como é
elaborada a nota final de um participante do exame e, por isso, fazem muito
barulho denúncias de estudantes que não acertam sequer uma questão e que, mesmo
assim, não recebem um zero como nota. Também chamam a atenção episódios em que
participantes assinalam corretamente o mesmo número de testes, mas obtêm notas
diferentes. Todos devem ter calma: há falhas graves na história do Enem, como erros de
impressão em provas e vazamento de
questões, mas a produção das notas não está
entre elas.
A elaboração da prova e o cálculo das notas dos participantes estão
profundamente ligados no Enem. Ambos se apoiam num complexo sistema matemático
chamado teoria da resposta ao item (TRI), consagrada internacionalmente. A
execução do programa começa com a realização do chamado pré-teste, uma
avaliação secreta que afere o grau de dificuldade das questões que mais tarde
serão apresentadas nas provas abertas ao público. Com as respostas do pré-teste
em mãos, os examinadores podem determinar quais questões são mais ou menos
difíceis: elas são, então, dispostas em uma espécie de "régua de
conhecimento", cujas marcações indicam o maior ou menor grau de
complexidade. Isso será decisivo na apuração dos resultados.
Após a aplicação da prova surge outro fator igualmente importante. Uma
questão corretamente assinalada não tem valor em si. Ela só adquire um peso
quando o sistema de correção avalia o desempenho geral do participante na prova
e o grau de dificuldade da questão. Isso porque o método não considera apenas
os acertos, mas também os erros. Se o participante acerta somente questões
difíceis, sinaliza ao sistema de correção inconsistência no domínio da
disciplina avaliada, pois a TRI considera que o conhecimento necessário à
resolução dos testes fáceis é um pré-requisito à solução dos mais complexos. Em
uma situação como essa, portanto, o sistema avalia que é alta a probabilidade
de o acerto ser fruto da sorte (ou de boa mira para o "chute").
"Coerência é a palavra que rege
a TRI", diz Dalton Andrade, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC),
especialista no assunto. "O conjunto de respostas corretas deve ser
coerente com o domínio de conhecimento que o estudante de fato possui." Em
resumo: quem não domina as quatro operações matemáticas básicas não pode
resolver equações do segundo grau.
Obedecendo à mesma lógica, o sistema deve atribuir uma nota mais alta a
outro participante que tenha desempenho mais regular, ainda que ele não se saia
tão bem com as questões mais difíceis. Por fim, esses dados alimentam um
programa previamente calibrado por examinadores, de onde sai a média final. É,
como se vê, um processo totalmente diferente do adotado pelos tradicionais
vestibulares brasileiros, em que cada questão corretamente assinalada
corresponde a um ponto. A diferença faz de provas como o Enem avaliações mais
personalizadas e, na opinião dos especialistas, mais justas. "Esses exames
avaliam de forma aprofundada o conhecimento do estudante. Já os vestibulares
tradicionais tem como principal objetivo eliminar candidatos: quantos mais,
melhor", diz Andrade.
O uso da TRI no Enem explica os aparentes disparates do exame, como o
fato de os participantes que erram e os que acertam todas as questões não
receberem, respectivamente, notas zero e 1.000. O início da "régua de
conhecimento" não é o zero, mas um valor que indica o grau de complexidade
da questão mais fácil presente na prova. Caso a medição recaia em 200 pontos,
por exemplo, essa será a nota mínima atribuída a qualquer participante do
exame. "Com isso, o sistema quer dizer que esse é o menor nível que a prova
é capaz de medir", diz Tufi Machado Soares, da Universidade Federal de
Juiz de Fora (UFJF). "Portanto, o conhecimento do participante é igual ou
menor ao mínimo avaliado." Raciocínio semelhante é válido para a nota
máxima.
A TRI começou a ser desenvolvida por volta de 1950, quando pesquisadores
americanos e europeus se questionavam sobre a eficácia da teoria clássica de
testes para avaliar o conhecimento dos estudantes. Nos anos seguintes, as
pesquisas se desenvolveram nos Estados Unidos, especialmente entre um grupo de
especialistas que mais tarde se reuniria no Educational Testing Service (ETS),
associação sem fins lucrativos responsável pelo SAT, espécie
de Enem americano, cuja realização é obrigatória para
aspirantes a universidades americanas, e também pelo exame de proficiência em
língua inglesa Toefl. Aos poucos, o método se consagrou. Hoje, é com a ajuda
dele que a OCDE, organização que reúne as nações mais desenvolvidas do planeta,
aplica o Pisa, teste internacional que avalia o sistema educacional de 65
países – incluindo o Brasil. Por aqui, a TRI foi usada pela primeira vez em
larga escala na década de 1990, quando o MEC deu início às avaliações educacionais
como o Saeb.
Um dos grandes trunfos do sistema é permitir a aplicação de provas
diferentes, mas pedagogicamente equivalentes. Com isso o SAT pode, por exemplo,
ser realizado em sete datas distintas nos Estados Unidos, e as notas dos
participantes ser consideradas parte de um mesmo conjunto. Isso possibilitou
também que o MEC aplicasse uma segunda prova a um grupo de apenas 9.500
estudantes quando falhas de impressão em cartões de questões e respostas
prejudicaram a edição de 2010 do Enem. Como as provas tinham dificuldade
idêntica, ninguém saiu prejudicado na hora de usar a nota do Enem na admissão
universitária. Apoiado nisso também, o MEC planeja realizar mais de uma edição
do Enem ao ano, tentativa frustrada neste ano devido à falta
de planejamento técnico do ministério.
"Além de ser um sistema de seleção, o Enem é também um balizador de
políticas públicas", diz Dalton Andrade, da UFSC. Apesar disso, a
avaliação ainda tem pela frente a tarefa de se fazer entender. "A
complexidade e as nuances da TRI dificultam sua compreensão e, portanto,
suscitam dúvidas", diz Tufi Soares, da UFJF. "É um método complexo,
baseados em estatísticas e cálculos que só podem ser feitos por
computador."
FONTE: VEJA
http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/como-e-calculada-a-nota-do-enem#texto1
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Linguagem:
Interpretação de texto - 56 questões
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http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/raio-x-do-enem-confira-os-conteudos-mais-cobrados
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