quinta-feira, 24 de março de 2011

PRODUÇÃO DE TEXTO I


QUALIDADES E DEFEITOS DE UM TEXTO ARGUMENTATIVO


A argumentação visa persuadir o leitor acerca de uma posição. Quanto mais polêmico for o assunto em questão, mais dará margem à abordagem argumentativa. Pode ocorrer desde o início quando se defende uma tese ou também apresentar os aspectos favoráveis e desfavoráveis posicionando-se apenas na conclusão. Agostinho dias Carneiro afirma que “argumentar é um processo que apresenta dois aspectos: o primeiro ligado à razão, supõe ordenar ideias, justificá-las e relacioná-las; o segundo, referente à paixão, busca capturar o ouvinte, seduzi-lo e persuadi-lo”.

Os argumentos devem promover credibilidade. Com a busca de argumentos por autoridade e provas concretas o texto começa a caminhar para uma direção coerente, precisa e persuasiva. Somente o fato pode fortalecer o texto argumentativo. Não podemos confundir fato e opinião. O fato é único e a opinião é variável. Por isso, quando ocorre generalização dizemos que houve um “erro de percurso”.

Como bem ministra Othon M. Garcia “na argumentação, além de dissertar, procuramos formar a opinião do leitor ou a do ouvinte, tentando convencê-lo de que a razão está conosco”, isto é, a verdade. Argumentar é, em última análise, convencer ou tentar convencer mediante a apresentação de razões em face da evidência das provas e à luz de um raciocínio lógico e consistente. Em muitas situações como discussões na imprensa, nas assembleias ou em conversas cotidianas a argumentação passa a ser um “bate-papo”. “Às vezes ocorrem insultos ou sarcasmos. Tudo isso não contribui para uma verdadeira argumentação. Pelo contrário, parece que faltou conhecimento de mundo que consiga defender o ponto de vista”.

Por: Luci Mary

FONTE: http://www.filologia.org.br/viiicnlf/anais/caderno07-14.html



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