segunda-feira, 13 de junho de 2011

Tema de Redação: Leitura Obrigatória!


TEMA: Em que mundo você quer viver? (considere os impactos ambientais e o comportamento humano diante do meio ambiente


Cuidados com o meio-ambiente estimulam a economia

Uma das maiores críticas à adoção de medidas que visam à redução do aquecimento global vem daqueles que acreditam que tais medidas atrapalhariam o crescimento econômico. A ideia por trás desse argumento  refere-se a ações restritivas sobre as empresas o que causaria desemprego e queda na taxa de crescimento da economia.

Agora, um estudo feito em conjunto por dezenas de especialistas, na Universidade da Califórnia, Estados Unidos, mostra justamente o contrário. O estado da Califórnia possui uma das mais rigorosas legislações sobre o meio-ambiente, que pretendem, entre outros, chegar ao ano de 2020 com os mesmos níveis de emissão de gases que causam o efeito estufa apresentados no ano de 1990.

Embora tenha sido feito para a situação específica do estado da Califórnia, o estudo é altamente relevante, já que aquele é um dos estados mais avançados dos Estados Unidos e, sozinho, teve um produto interno bruto de US$1,5 trilhão de dólares em 2004;  cerca de três vezes o PIB de todo o Brasil.

"Nosso estudo mostrou que a adoção de medidas para a redução do aquecimento global na Califórnia é bom para a economia da Califórnia," disse o economista Michael Hanemann da Universidade de Berkeley,  um dos autores da pesquisa.

Os cientistas concluíram que a economia do Estado terá um acréscimo de 20.000 empregos e um crescimento do produto interno bruto de US$60 bilhões. Isso apenas como resultado direto das medidas de redução da emissão de gases poluentes. Sem contar que, no atual estágio, eles analisaram apenas oito das medidas adotadas pelo governo.

"As estratégias de proteção climática beneficiam, economicamente, a Califórnia porque a inovação e a eficiência diminuem custos para seus consumidores, que redirecionam seus gastos de forma a estimular o crescimento do emprego," explica David Roland-Holst, outro participante do estudo.

Bibliografia:
HANEMANN, Michael & ROLAND- HOLST, David: Managing Greenhouse Gas Emissions in California; Online 2006.


Outros sites para leitura: 

Sugestão: Procure ler/assistir os/aos sites e blogs/vídeos relacionados a cada proposta de leitura e dialogar com eles, em forma de CITAÇÃO, na redação:


MÚSICAS: 

1. Planeta Água (Guilherme Arantes):


2. Planeta Morto ( Titãs):

3. O Sal da Terra (Beto Guedes):

4. S.O.S Natureza (Maycon Bianchi)

5. Salve o Planeta Azul (Farell Oliveira)


6. Planeta Azul (Chitãozinho e Chororó)

CAMPANHA: Fraternidade (2011):


Documentário: Universo - SOS Planeta Terra:



O HOMEM E O MEIO AMBIENTE



Soluções: problemas com o Meio Ambiente






PENSAMENTOS SOBRE O MEIO AMBIENTE:

"Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome." (Mahatma Gandhi)
"É triste pensar que a natureza fala e que o género humano não a ouve." (Victor Hugo)

"O mestre disse: Por natureza, os homens são próximos; a educação é que os afasta." (Confúcio)
"A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas." (Johann Goethe)
"A natureza tem perfeições que mostram que é a imagem de Deus, e defeitos que mostram que é apenas a imagem." (Blaise Pascal)
A natureza fez o homem feliz e bom, mas a sociedade deprava-o e torna-o miserável. (Jean Jacques Rousseau)
Fonte:http://naturezagracinhatristao.blogspot.com/2010/06/pensamento-meio-ambiente.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário