Perda irreparável para a Literatura Nacional
Esse 12 de Maio ficou mais triste para o Brasil inteiro! Silenciou-se uma das vozes mais peculiares, mais respeitadas do Universo Literário, em geral; mas, principalmente, do nosso país.
Realmente devemos muito a esse cientista e crítico genial de Estudos Literários! Seu conhecimento sobre o papel da leitura, o poder da Literatura na vida das pessoas modificou o olhar do professorado, principalmente, dos que formam leitores em sala de aula cotidianamente.
Antonio Cândidos foi crítico literário e defensor da leitura como meta central no ensino de crianças, adolescentes e adultos... Tratou a Literatura como um direito adquirido!
Ele partilhou suas descobertas advindas de intensa pesquisa, de obstinada busca por explicações a respeito dos efeitos da Literatura, na vida do leitor até compreendê-la como parte inerente da visão deste sobre a realidade que o cerca.
A Literatura melhora, amplia - segundo o autor - a interpretação da nossa realidade adjacente. A ficção torna-se um olhar experimental sobre a vida e todas suas faces, secretas ou explícitas ofertadas em suas silenciosas páginas...
Literatura é um lugar de encontro secreto entre escritor e leitor, portanto, íntimo!
Mais sobre o autor:
http://g1.globo.com/…/apos-morte-de-antonio-candido-usp-dec…
http://g1.globo.com/…/apos-morte-de-antonio-candido-usp-dec…
Texto de Delinha Vilas Boas
Nenhum comentário:
Postar um comentário