AS CINCO VANGUARDAS EUROPEIAS (CONTEÚDO ADAPTADO):
Por Cássio José
As vanguardas
europeias foram manifestações artístico-literárias que passaram pelo Panorama
da Literatura do Brasil e deixaram de certa forma, sua contribuição, no que
podemos dizer ruptura da estética até então reinante no nosso país. De acordo
com o que se vê por parte dos postulantes da Literatura, foi na Semana da Arte
Moderna que essas “estéticas literárias” foram influenciando os pensamentos de
alguns literatos brasileiros pela inovação que se pretendia. Aqui, por fins
acadêmicos, trataremos das seguintes correntes de estética europeia que em dado
momento foi pressuposto para esse pensamento ideológico de Modernismo na
Literatura Brasileira: Expressionismo, Cubismo, Futurismo, Dadaísmo e
Surrealismo.
EXPRESSIONISMO: Surgido em 1910, foi manifestação
de povos nórdicos, germânicos e eslavos. Essa tendência expressou a angústia do
período anterior à Primeira Guerra Mundial, voltando-se para os produtos
artísticos dos primitivos e para as manifestações do mundo interior, expressas
no uso aleatório de cores intensas e distorção das formas, como atesta o quadro
O grito, do norueguês Edvard Munch.
Ficha
Técnica - O GRITO
Autor: Edvard
Munch
Onde ver: Galeria
Nacional, Oslo, Noruega
Ano: 1893
Técnica: Óleo e
pastel sobre cartão
Tamanho: 91cm x 73,5cm
Movimento:
Expressionismo
CUBISMO: Em 1907, Pablo Picasso pintou
Lês demoiselles d‘Avignon (As senhoritas de Avignon) e inaugurou o Cubismo.
Segundo essa tendência, as figuras, reduzidas a formas geométricas apresentam,
ao mesmo tempo, o perfil e a frente, mostrando mais de um ângulo de visão. A
literatura cubista, inaugurada por Apollinaire, preocupou-se com a construção
física do texto: valorizou o espaço da folha e a camada significante das
palavras e negou a estrofe, a rima, o verso tradicional. Esse seria o embrião
da nossa poesia concreta, da década de 50.
Ficha
Técnica : LES DEMOISELLES D’AVIGNON
Autor: Pablo Picasso
Ano: 1907
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 243,9cm x 233,7cm
Movimento Artístico: cubismo
Museu: Museu de Arte Moderna, Nova Iorque.
Autor: Pablo Picasso
Ano: 1907
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 243,9cm x 233,7cm
Movimento Artístico: cubismo
Museu: Museu de Arte Moderna, Nova Iorque.
FUTURISMO: Essa estética celebrava os
signos do novo mundo – a velocidade, a máquina, a eletricidade, a
industrialização. Apregoando a destruição do passado e dos meios tradicionais
de expressão literária, o Futurismo (tendência que mais influenciou a primeira
fase do Modernismo) propunha:
- Liberdade de
expressão;
- Destruição da
sintaxe;
- Abolição da
pontuação
- Uso de símbolos
matemáticos e musicais;
- Desprezo ao
adjetivo e ao advérbio.
- Apologia da
máquina, da velocidade, da luz e da própria sensação dinâmica;
- Libertação e
exaltação das energias;
- Exaltação do
presente, da velocidade e das formas dinâmicas produzidas pela civilização,
refletindo a vida moderna;
- Alternância de
planos e sobreposição de imagens, ora fundidas, ora encadeadas, para dar a
noção de velocidade e dinamismo;
- Arabescos
contorcidos, linhas circulares emaranhadas, espirais e elipses;
- Geometrização
dos planos em ângulo agudo, mais dinâmico, abolindo totalmente os ângulos retos
cubistas na organização espacial, permitindo a sugestão da fragmentação da luz;
- Cores muito
contrastadas, em composições violentas e chocantes.
Ficha Técnica - DINAMISMO DE UM
CICLISTA:
Autor: Umberto Boccioni
Onde ver: Acervo particular
Ano: 1913
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 70cm x 95cm
Movimento: Futurismo
Autor: Umberto Boccioni
Onde ver: Acervo particular
Ano: 1913
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 70cm x 95cm
Movimento: Futurismo
DADAÍSMO: Este foi o mais radical e
destruidor movimento da vanguarda européia. Fundado por Tristan Tzara, negava o
presente, o passado, o futuro e defendia a idéia de que qualquer combinação
inusitada promove um efeito estético. O Dadaísmo refletiu um sentimento de
saturação cultural, de crise social e política.
Ficha Técnica - O Crítico de Arte:
Autor: Raoul Hausmann
Onde ver: Tate Collection, Londres, Reino Unido
Ano: 1919
Técnica: Litografia e fotocolagem em papel
Tamanho: 32cm x 25,5cm
Movimento: Dadaísmo
Autor: Raoul Hausmann
Onde ver: Tate Collection, Londres, Reino Unido
Ano: 1919
Técnica: Litografia e fotocolagem em papel
Tamanho: 32cm x 25,5cm
Movimento: Dadaísmo
Leia sobre a arte
dadaísta:
SURREALISMO: Inaugurado com a publicação do
Manifesto Surrealista, em 1924, este foi o último movimento da vanguarda,
sofrendo influências das teorias de Freud, o Surrealismo caracterizou-se pela
busca do homem primitivo através da investigação do mundo do inconsciente e dos
sonhos. Na literatura, o traço fundamental foi a escrita automática (o autor
deixa-se levar pelo impulso e registra, sem controle racional, tudo o que o
inconsciente lhe ditar, sem se preocupar com a lógica.
Ficha
Técnica – A PERSISTÊNCIA DA MEMÓRIA
Autor: Salvador
Dalí
Onde ver: MoMa,
Nova York, Estados Unidos
Ano: 1931
Técnica: Óleo
sobre tela
Tamanho: 24cm x
33cm
Movimento:
Surrealismo
Leia sobre:
Comentário
Crítico:
Percebe-se que os
literatos brasileiros em algumas escolas literárias (como no Romantismo e
Realismo, por exemplo), desejavam mostrar o “verdadeiro” Brasil. E isso,
evidentemente, não poderia ser diferente, na nova estética literária
brasileira, o que se percebe certa abertura e espaço, bem como sua influência
da literatura estrangeira ou de ideologias que vinham de fora. Parece que os
autores olham para o Brasil e fazem de sua literatura “palco de manifestações
reais” do que realmente o Brasil é expondo as variadas facetas ou realidade do
nosso país. Alguns livros didáticos até afirmam que a realidade verdadeira do
Brasil era ignorada pela Literatura até então.
As vanguardas como
movimentos artísticos, estética literária ou correntes da Literatura Europeia
foram resultados ou consequências do que aconteceram no cenário europeu do
século XX: problemas políticos, conflitos entre países vizinhos, intercâmbio
entre a Primeira e Segunda Guerra Mundial...
A expressão
vanguarda pode ser entendida como parcela dos intelectuais que exerce um papel
pioneiro, desenvolvendo técnicas, ideias e conceitos novos, avançados,
especialmente nas artes. O que havia de comum era nada mais do que conflitos ou
debates de uma herança do século passado. É um grito do novo: os padrões da
antiga estética literária e artística devem ceder lugar àquilo que estava por
vir: O Modernismo. Havia assim manifestações desse “novo” em suas obras e
divulgação de novas estratégias formais do tempo.
Podemos, assim,
refletir de uma desestruturação ou falta de uma literatura fixamente ou
realmente brasileira. E se assim o é, tem forte influência estrangeira: É
então, como se diz da boca de postulantes da Literatura um movimento que
expressa pela arte o que é de fato o nosso país em dado momento? Somos
simplesmente consequência ou resultado do que acontece lá fora no cenário
mundial e reestruturados em um “quebra-cabeça” que na época foi apresentado
como “Literatura Brasileira”.
REFERÊNCIAS:
ABAURRE, Maria Luiza; FADEL, Tatiana;
PONTARA, Marcela Nogueira. Português: Língua, Literatura, Produção de texto.
São Paulo: Moderna, 2004.
OLIVEIRA, Ana
Teresa Pinto de. Literatura Brasileira: Teoria e prática. São Paulo: Rideel,
2006.
FONTE: Blog do Prof. Cássio José.
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